Manual de navegação logo

Manual de navegação

Acessibilidade logo

Acessibilidade

Fale conoscobat-papo

Fale conosco

  • *Campos obrigatórios
  • Ao iniciar um contato, você concorda com a Política de privacidade

  • ...Ou se preferir

  • Ligue para nós

    (77) 3484-2148

  • E-mail

    cpd@santana.ba.gov.br

  • Ou seja atendido presencialmente

    Segunda a Sexta-Feira das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00hs

    Praça da Bandeira, Centro, nº S/N

  • Outros meios de contato

A CIDADE

Santana é uma cidade de Estado do Bahia. Os habitantes se chamam santanenses.
O município se estende por 1 820,1 km² e contava com 26 614 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 14,6 habitantes por km² no território do município.
Vizinho dos municípios de Malhada de Pedras, Guajeru e Presidente Jânio Quadros,Santana se situa a 35 km a Sul-Oeste de Brumado a maior cidade nos arredores.

Na segunda metade do século XVII, os índios tupiniquins vindos da região do município de Angical estabeleceram-se na região de Santana. Em 1760, uma fazenda de cana de açúcar e criação de gado deu origem ao arraial pertencente ao Distrito de São Gonçalo do município de Rio das Éguas, com o nome de Santana dos Brejos, denominação da capela existente no local, que em 1868 foi elevada a freguesia. Se tornou cidade com à designação de Santana dos Brejos em 1890.

Fundação: 1760
Emancipação: 1890
Aniversário: 16 de dezembro

O município de Santana possui três pilares na base da sua economia: a pecuária bovina de corte e de leite, a cana-de-açúcar e a torra de café. Sendo as principais fontes de emprego e renda do município. A pecuária bovina de corte e leite é a principal atividade, pois o gado do município sempre teve uma aceitação positiva em outras regiões. Parte do leite produzido e seus derivados (queijo, requeijão, manteiga, doces e iogurtes) são vendidos em residências e no comércio.

A cana-de-açúcar é um importante pilar da economia desde a colonização. E as torrefações de café geram empregos direto e indiretos. Outros estados importam a sua produção e comercializam de várias formas.

Além desses três pilares da economia de Santana, a cultura da mandioca; as produções artesanais de polpas de frutas e temperos com embalagens rotuladas; olarias, marcenarias e oficinas mecânicas, geram renda para a população e dão suporte importante na economia da cidade.


A Expo Santana é uma feira agropecuária realizada anualmente